sábado, 16 de março de 2013

Estudando a maria-da-restinga em Santa Catarina

Entre os dias 05 e 13 de março de 2013 foi realizada uma etapa de campo no município de São Pedro de Alcântara (SC) com o objetivo de estudar uma das populações de maria-da-restinga em altitudes superiores a 300m. Foram coletados dados sobre a biologia de 14 indivíduos (localizados entre 300 e 400m alt.), com foco no comportamento de forrageamento da espécie no local. Na área de estudo, a maria-da-restinga ocorre em simpatria com mais duas espécies do gênero Phylloscartes: a maria-pequena (Phylloscartes sylviolus) e a borboletinha-do-mato (Phylloscartes ventralis). Neste campo contei com a ajuda de Eliziane G. Oliveira. 


Indivíduo de maria-da-restinga fotografado a cerca de 350m de altitude no município de São Pedro de Alcântara, SC. Foto: Carlos Gussoni.


Indivíduo de maria-da-restinga encontrado a cerca de 350m de altitude no município de São Pedro de Alcântara, SC. Foto: Carlos Gussoni.


Outro indivíduo de maria-da-restinga fotografado a cerca de 350m de altitude no município de São Pedro de Alcântara, SC. Foto: Carlos Gussoni.

Ambiente de ocorrência da maria-da-restinga no município de São Pedro de Alcântara, SC. Foto: Carlos Gussoni.


Detalhe do ambiente de ocorrência da maria-da-restinga no município de São Pedro de Alcântara, SC. Foto: Carlos Gussoni.


Trecho de estrada onde foram localizados dois casais de maria-da-restinga (São Pedro de Alcântara, SC). Foto: Carlos Gussoni.


Jequitiranabóia (Fulgoridae) encontrada na área de estudo. Foto: Carlos Gussoni.


Equipe de trabalho em São Pedro de Alcântara, SC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário