quinta-feira, 3 de maio de 2012

Novos indivíduos anilhados e informações sobre bandos mistos

Entre 21 de abril e 1 de maio de 2012 foi realizada a quarta etapa de campo na Reserva bicudinho-do-brejo. Foram coletados pontos sobre os territórios dos indivíduos anilhados anteriormente e marcadas duas novas aves. No dia 24 de abril foram observados três indivíduos de maria-da-restinga anilhados acompanhando um bando misto contendo outras sete espécies de aves, por pelo menos 1h05min, fato ainda não registrado na área da reserva. Em outra ocasião, em 27 de abril, foram observados dois indivíduos de maria-da-restinga acompanhando um bando misto com outras 13 espécies de aves, incluindo duas do gênero Phylloscartes (P. paulista e P. oustaleti).


Macho adulto de maria-da-restinga anilhado em 27 de abril de 2012 ("Wilson"). Foto: Carlos Otávio Gussoni.


Maria-da-restinga macho anilhado em 29 de abril de 2012 próximo à sede da Reserva bicudinho-do-brejo ("Galça"). Foto: Carlos Otávio Gussoni.


Vista do mirante da Reserva bicudinho-do-brejo mostrando o território do casal "Bambu II" em primeiro plano. Foto: Carlos Otávio Gussoni.


Vista da Lagoa do Parado, local onde são coletados diversos dados sobre a maria-da-restinga. Foto: Carlos Otávio Gussoni.


Caxetal alagado após dois dias de chuva na Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Otávio Gussoni.


Outra vista do caxetal alagado após dois dias de chuva na Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Otávio Gussoni.


Indivíduo de maria-da-restinga ("Galça") durante soltura após anilhamento. Foto: Carlos Otávio Gussoni.


Parte da equipe que auxiliou no campo de abril. Da esquerda para a direita: Fernanda Fernandes, Roberto, Germano, Ailton Degues, Leandro de Freitas Corrêa, Bianca Luiza Reinert, Ariane Gouvea e Carlos Otávio Gussoni.




Nenhum comentário:

Postar um comentário